5 coisas que você deve fazer enquanto estiver desempregado

Você tem que estar empregado em arrumar um novo emprego

Crédito: Shutterstock.comPassar pela busca de emprego pode ser bastante desmotivador, mas alguns comportamentos podem ajudar a encarar a situação. Confira 5 coisas que você deve fazer enquanto estiver sem trabalho

 

E estar desempregado não significa que você precisa ficar o dia todo em casa, deitado no sofá com um pacote de biscoitos enquanto espera pela ligação de um recrutador

5 COISAS QUE VOCÊ DEVE FAZER ENQUANTO ESTIVER DESEMPREGADO:

1. MANTENHA-SE OCUPADO, MAS NÃO PERCA O FOCO

Se você está sem emprego, procurar por um novo deve ser a sua principal função. Enquanto você não estiver aperfeiçoando o currículo ou se dedicando a se inscrever em processos seletivos, participe de atividades e cursos que possam enriquecer a sua formação profissional. A falta de emprego pode ser bem utilizada com o desenvolvimento de novas habilidades e quando chegar o momento de explicar o período sem trabalho no seu currículo, você terá boas justificativas.

2. NÃO NEGLIGENCIE SUAS REDES SOCIAIS

Só porque você não tem um emprego não quer dizer que você pode se manter desatualizado com as notícias do seu mercado de trabalho. E isso também vale para as suas redes sociais. Você nunca sabe quando os empregadores poderão vasculhar os seus perfis a procura de habilidades e investimentos na sua carreira. Portanto, mantenha-as todas atualizadas.

3. SAIA DA SUA ZONA DE CONFORTO

Se você não está aberto a possibilidades fora da sua área principal de interesse, provavelmente terá muito mais trabalho para encontrar novas oportunidades. Não limite as suas opções de buscas, isso irá produzir poucos resultados. Se você expandir os mercados com os quais pretende trabalhar, poderá encontrar o emprego perfeito onde menos espera.

4. FREQUENTE EVENTOS DE NETWORKING

Nesse momento da falta de emprego, é importante que você faça contatos com o maior número de pessoas que puder. Faça pesquisas online e descubra onde estão acontecendo os eventos relacionados à sua área de atuação, frequente esses eventos e não seja tímido, apresente-se e faça contatos com possíveis empregadores. Se nenhum dos eventos estiver acontecendo próximo a sua cidade, descubra eventos de networking online.

5. MANTENHA-SE POSITIVO

Pode parecer o conselho mais inútil, mas mantenha a esperança. Nesse período você vai passar por uma série de competições e recusas, mas não deve deixar de acreditar que a vaga certa vai aparecer. Manter-se positivo durante as buscas é fundamental para que você alcance o sucesso.